segunda-feira, 29 de março de 2010

sedentarismo


Sedentarismo.


O que é? O sedentarismo é a falta ou a diminuição da atividade física. A pessoa sedentária é aquela que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais, não necessariamente em atividades esportivas. Isto acarreta um grande risco à saúde. O sedentarismo está associado ao aumento da incidência de diversas doenças e males como:

Obesidade_ Para a maioria das pessoas o termo "obesidade" significa estar muito acima do peso. Profissionais da saúde definem "acima do peso", ou sobrepeso, como o excesso de peso corporal que inclui músculos, ossos, gordura e água. Obesidade especificamente refere-se ao excesso de quantidade de gordura corporal. Algumas pessoas, como fisiculturistas e outros atletas com muitos músculos, podem estar com sobrepeso sem serem obesos.

Diabetes_ É uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose ou açúcar no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde.Quando não tratada adequadamente, causa doenças tais como infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações.

Depósito de gordura nas artérias_ características iguais ou bem parecidas às do colesterol, entopem as veias do coração causando ataques cardíacos e problemas no coração.
Hipertensão arterial_ A hipertensão arterial (HTA) ou hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma das doenças com maior prevalência no mundo moderno e é caracterizada pelo aumento da pressão arterial, medida com esfigmomanômetro ("aparelho de pressão"), tendo como causas a hereditariedade, a obesidade, o sedentarismo, o alcoolismo, o estresse e outras. A sua incidência aumenta com a idade.


Hoje, as principais causas de mortes no Brasil podem estar relacionadas à falta de atividades físicas. Confira alguns dados:
Somente 13% dos brasileiros praticam exercícios;
Mais de 60% da população brasileira é completamente sedentária;
O sedentarismo aumenta em 54% os casos de infarto e em 50% do risco de morte por derrame cerebral;
Por ano, morrem mais de 300 mil brasileiros pela falta de atividade física;
Tornar-se um pouco mais ativo, diminui o risco de morte por doenças cardíacas em 40%.

Em relação à obesidade, deve-se prevenir e juntamente com a iniciativa de você mesmo se ajudar, acompanhando sua própria saúde. Se for possível e necessário, fazer também um acompanhamento médico e psicológico, afinal de contas também devemos ter uma boa saúde mental. Voltando ao assunto, podemos medir nossa massa corporal através do IMC (Índice de Massa Corporal), mas, antes de tudo, é preciso salientar que o Índice de Massa Corporal é apenar um indicador, e não determina de forma inequívoca se uma pessoa está acima do peso ou obesa. Medimos assim:
IMC = peso / (altura)2

Resultado do IMC Situação
Abaixo de 18,5 Você está abaixo do peso ideal

Entre 18,5 e 24,9 Parabéns — você está em seu peso normal!
Entre 25,0 e 29,9 Você está acima de seu peso (sobrepeso)
Entre 30,0 e 34,9 Obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9 Obesidade grau II
40,0 e acima Obesidade grau III

Nenhum comentário:

Postar um comentário