quinta-feira, 8 de julho de 2010

capoeira














TRABALHO

DE

ED. FISICA
TEMA: CAPOEIRA

HISTÓRIA DA CPOEIRA:


O surgimento da Capoeira no Brasil foi devido as condições em que os escravos eram obrigados a viver condições que muitas vezes os levavam a morte.A cultura africana sofre modificações face à nova realidade e toda a revolta de um povo vai se moldando a ânsia de liberdade , surge então a capoeira uma luta em forma de dança que tornou realidade um sonho chamado de liberdade

EVOLUÇÃO:
No decorrer do tempo, e com a evolução da ciência, ou melhor, a evolução global, a tal chamada “globalização”, o indivíduo se tornou mais informado, sendo assim, mais exigente.
Na origem da capoeira, no momento que ela era uma arte-marcial, uma defesa em busca da liberdade, assim como foi o Karachi, utilizado na 2 Guerra Mundial, pelos japoneses, a movimentação era uma só, “luta”. O objetivo na época era comum, e meio que com uma mescla de movimentos semelhantes dos animais, de danças afro(n’golo)*e a ânsia de liberdade, surgiu a capoeira com esse intuito.
Com a libertação dos escravos, após o movimento abolicionista, em 1888, a capoeira foi literalmente marginalizada, a grande maioria dos ex-escravos se tornou vadios ou vagabundos, não por vontade própria, mas sim pelo sistema da época, que davam apenas oportunidades aos homens brancos, ainda as ex-escravas conseguiam algo por se especializarem como domésticas, ou babás, cozinheiras, mas eram raras as exceções, portanto para conseguirem seu sustento, utilizavam a violência para roubar alimentos, roupas, etc. sendo assim, um ano depois, em quinze de novembro de 1889, Marechal Deodoro da Fonseca, proclamou a república do Brasil, e homologou suas leis. Nesse período, destacando-se principalmente o Rio de Janeiro, havia já algumas gangues de capoeiristas (Guaiamus e Nagôs)*, e causavam muitos problemas na sociedade, tanto que foi inserido em artigo constitucional que qualquer movimento dos vadios e da “capoeiragem” era razão de prisão celular.

-CAMPEONATOS
Mestre Formiga realiza este Campeonato Interno de Capoeira no intuito de, cada vez mais, ampliar as fronteiras da cultura popular da capoeira e solidificar suas características, rituais e tradições. Por isso a nossa maior preocupação na elaboração deste regulamento foi dar seqüência ao sucesso obtido nos Campeonatos Internos do C. Mestre Formiga anteriores, realizando uma competição em que se preservassem ao máximo as características da capoeira. Montamos um sistema de competição e avaliação em que os pontos serão dados aos jogos e não ao capoeirista individualmente, portanto um capoeirista joga com e não contra um adversário, pois se este não for bem, o jogo não será bom e assim os dois ficarão com notas baixas

-TÉCNICAS
• Quando o capoeirista esta de cabeça para baixo e andando com as mãos e as pernas no ar, esta plantando bananeira, esta posição permiti-lhe mover-se para qualquer lado.
• A cabeçada é guiada pelo corpo, pode ser encontrada em várias movimentações do corpo, mas a maioria é dada com o tórax ou o rosto, sempre de cima para baixo, este ataque é perigoso principalmente quando os jogadores jogam muito juntos.
• O rabo de arraia é um ataque mais usado no “ jogo de chão “ é feito rapidamente rodando uma perna procurando o adversário, com um lado do pé.
• Na verdade quer encontrar a cabeça do adversário para dar o seu ataque.

• O Berimbau é que cria o clima do jogo, chegando ao ponto de muitos Mestres dizerem: “o berimbau ensina”.

-TATICAS
• A formação tática é parte integrante do processo de treinamento e está em relação direta com as capacidades técnicas e psicofísicas.

• A formação tática pode ser dividida em instrução teórica e uma prática;
• Na formação teórica são dadas instruções das capacidades intelectuais necessárias ao desportista para conduzir com êxito a competição (regulamento, formações básicas).





Principais lutadores

• Alvo de constantes perseguições policiais por todo o país até as primeiras décadas do século XX, a capoeira sobreviveu a todas as restrições e passou a despertar progressivo interesse de instituições esportivas e de aficionados de todas as classes sociais. Em 1973 institucionalizou-se como prática desportiva regulamentada.
• As competições de capoeira se realizam em quatro modalidades: conjunto, duplas, individual e equipes. Os golpes desferidos pelos lutadores, também ditos jogadores, se classificam em três grupos: os livremente permitidos, os permitidos sob controle e os proibidos
ESCOLA NILZA DE OLIVEIRA PÍPINO ALUNOS: ARIANE, CÍCERO, MARISA, ELIZANGELA, MAYARA,ENO,ALISON,ANDERSON
SÉRIE: 1° ANO ‘A’ - MATUTINO PROFESSORA: DALVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário