O mambo nasceu em Cuba fruto de uma fusão de várias sonoridades musicais. Ele recebeu forte influência das cadências afro-cubanas procedentes das cerimônias religiosas típicas do Congo. O termo com que ele foi batizado provém de uma gíria comum entre os músicos negros – “estás mambo?”, ou seja, “tudo bem com você?”. Estes artistas executavam um ritmo conhecido como El Son nos grupos musicais cubanos.
Já o mambo moderno é criado em 1939, com Orestes López e Cachao López, que produziram uma danzón – gênero derivado da dança criolla, que tem como fonte a contradanza espanhola e a contredanse francesa, das quais várias danças de salão latino-americanas se originam – à qual deram o nome de Mambo, valendo-se de sonoridades procedentes da cultura africana. Sua versão foi executada pelo célebre conjunto Arcaño y sus Maravilhas.
Ele apareceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em Park de Nova York Plaza Ballroom- um ponto de encontro favorito dos dançarinos entusiásticos de Harlem. O Mambo ganhou seu entusiasmo em 1947 no Palladium e outros lugares de renome como China Dol, Havana Madrid, e Birdland.
Uma versão modificada do Mambo ( a dança original teve que ser reduzida devido a acrobacia violenta) foi apresentado ao público em estúdios de dança, os hotéis resort e, em night-clubs de Nova York e Miami. O sucesso foi na ordem do dia. Os alegres bailarinos de mambo logo ficaram conhecidos carinhosamente como mambonicks.
A mania do Mambo não durou muito tempo e hoje o mambo é muito limitado aos dançarinos avançados. Os professores concordam que esta é uma das mais difíceis danças. Uma das maiores contribuições do mambo é que conduziu ao desenvolvimento do Cha-cha-cha.
Mas a popularidade do mambo está voltando aos poucos, pois está saindo uma série de filmes com a dança.
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