A Ginástica Ritmica é também conhecida como GRD, a ginástica rítmica possui infinitas possibilidades de movimentos corporais, é comparado ao ballet e à dança teatral. Era praticada apenas por mulheres em nível de competição. Os homens passaram a praticar essa modalidade no Japão.
Em seus quesitos obrigatórios a ginástica rítmica conta com harmonia, graça e beleza, com movimentos extremamente criativos, traduzidos através de expressões pessoais. Assim como as demais modalidades, a ginástica rítmica transformou-se através dos anos, foi na União Soviética que esta prátia foi decretada oficialmente como uma prática esportiva, mas apenas na Alemanha foi que ganhou os aparelhos. Realizada com acompanhamento de músicas, e com aparelhos próprios, são eles: A Corda,O Arco, A Bola, As Maças, E A Fita.
Era praticada apenas por mulheres em nível de competição. Os homens passaram a praticar essa modalidade no Japão.Esta prática pode ser realizada, tanto individualmente como em grupos. Os grupos são formados por cinco ginastas, que devem trabalhar em perfeita sincronia, pois a pontuação final não depende de apenas uma das ginastas e sim de todo o grupo. Cada grupo deve competir com duas rotinas diferentes, sendo uma delas com todos os aparelhos iguais e a outra com diferentes aparelhos combinados.
Bônus : O acréscimo de pontos pode ocorrer por diversos fatores, tais como:
- originalidade da coreografia;
- acompanhamento musical;
- desempenho excepcional por parte da ginasta.
Faltas: Cometidas ao longo do exercício, pesam e muito na pontuação final. Algumas delas são:
- falta de unidade no exercício;
- falta de equilíbrio entre os diversos elementos;
- utilizar os aparelhos apenas como decoração e não como parte integrante dos elementos;
- música inadequada, com pausas prolongadas ou com um final brusco;
- falta de variedade nos elementos executados, nos movimentos do corpo ou nas transições;
- começar o exercício sem contato com o aparelho.
Trabalho realizado pelos alunos: Alisson F Bruna C. João Paulo, Danrlei, Mariê B. e Willian M. - 1ºD
Nenhum comentário:
Postar um comentário