O que é freqüência cardíaca?
Freqüência cardíaca é o número de vezes em que o coração bate por minuto. E se subdivide em freqüência cardíaca basal (número de vezes que o coração bate para manter o organismo com suas funções vitais num estado de vigília), freqüência cardíaca de repouso, freqüência cardíaca de reserva, freqüência cardíaca sub-máxima e, freqüência cardíaca máxima.
Como se mede freqüência cardíaca?
A freqüência cardíaca é medida contando quantas vezes o coração bate em um determinado tempo. As seguintes fórmulas podem ser usadas:
*Contar por 10 segundos e multiplicar por 6.
*Contar por 15 segundos e multiplicar por 4.
*Contar por 30 segundos e multiplicar por 2.
*Contar por um minuto.
Quanto maior o tempo, mas preciso será o resultado. O total deve ser sempre referente a um minuto, já que é este o intervalo de tempo usado como parâmetro. A freqüência é expressa em batimentos por minuto. Exemplo: 75 batimentos por minuto ou 75 bpm.
Pra que saber a freqüência cardíaca?
Durante a prática de exercícios aeróbios, a freqüência cardíaca indica se a intensidade da atividade é adequada. Controlando a freqüência, você também evita ultrapassar o nível seguro de esforço para seu organismo.
Além disso, frequências muito baixas (menos de 60 bpm) ou muito altas (mais de 100 bpm), as bradicardias e taquicardias, indicam possíveis problemas no coração, sendo necessário procurar um cardiologista para fazer exames.
Quais as formas de determinar a freqüência cardíaca?
A forma mais simples de determinar a freqüência cardíaca é sentindo o pulso no pescoço ou no punho. Médicos e enfermeiros podem usar também o estetoscópio (aparelho para ouvir o coração e a respiração).
Existem equipamentos específicos para isso, os freqüencímetros ou medidores de freqüência cardíaca. São compostos por uma faixa que fica posicionada no tórax, abaixo dos mamilos, e um dispositivo (geralmente em forma de relógio) que mostra a freqüência instantaneamente.
Há ainda alguns monitores que são parte de aparelhos de ginástica, como esteiras ou bicicletas, que são colocados na orelha ou na ponta do dedo.
Como medir a freqüência cardíaca no punho?
Primeiro você deve identificar a área onde é mais fácil perceber os batimentos. Ela se localiza no punho, próxima à mão, abaixo da linha do polegar e em direção à palma da mão. Nessa região, você irá sentir o pulso da artéria radial. Com o indicador e o dedo médio da mão esquerda, pressione suavemente essa área do punho direito, até que perceba o pulsar do fluxo de sangue. Se for verificar a pulsação de outra pessoa, nunca use seu polegar, pois você poderá confundir a sua freqüência com a da outra pessoa.
Como medir a freqüência cardíaca no pescoço?
Novamente, localize a área em que vai sentir os batimentos. Ela está na lateral do pescoço, pouco abaixo do maxilar inferior (mandíbula). Nesse ponto, você pode perceber o fluxo de sangue na artéria carótida. Pressione suavemente com dois dedos, até perceber o pulso.
O que é freqüência cardíaca máxima?
Freqüência cardíaca máxima é o maior número de batimentos a que uma pessoa pode chegar, ou seja, o número máximo de batimentos que seu coração consegue alcançar. Ela é calculada a partir de uma fórmula simples:
*Para homens: FCmáx = 220 – idade. Exemplo: se você tem 24 anos, faça a conta FCmáx = 220 – 24, o resultado será que sua freqüência cardíaca máxima é 196.
*Para mulheres: FCmáx = 226 – idade. Exemplo: se você tem 31 anos, faça a conta FCmáx = 226 – 31, o resultado será que sua freqüência cardíaca máxima é 195.
A diferença de valores entre homens e mulheres supre a diferença entre os sexos. Usualmente, a freqüência cardíaca das mulheres é ligeiramente mais alta que a dos homens.
Como medir a freqüência cardíaca em repouso?
A freqüência cardíaca em repouso é aquela medida em uma situação sem atividade física, ou seja, sentado ou deitado, relaxado, com um intervalo após a última atividade realizada.
Qual a freqüência cardíaca para quem está iniciando um trabalho de atividade física (freqüência cardíaca de segurança)?
A freqüência cardíaca recomendada para quem está iniciando atividades físicas encontra-se na faixa entre 60% a 75% da freqüência cardíaca máxima. Seguindo os exemplos acima, o homem de 24 anos deve treinar mantendo a freqüência cardíaca entre 117 e 147 bpm, enquanto a mulher de 31 anos mantém entre 117 e 146 bpm.
ATENÇÃO:
Esses valores devem ser usados por pessoas saudáveis, e apenas como um parâmetro para guiar a atividade. O ideal é que todas as pessoas que queiram fazer atividade física procurem um médico e realizem um exame chamado ergoespirometria ou o teste ergométrico, também conhecido como teste de esforço. Dessa forma, é possível avaliar as frequências cardíacas ideais para cada indivíduo, além de afastar a presença de doenças que restrinjam a prática de exercícios.
Melhores Resultados
Para cada pessoa, a freqüência cardíaca e a captação de oxigênio tendem a se relacionar linearmente durante uma ampla gama de exercícios aeróbios. Se essa relação precisa for conhecida, a freqüência cardíaca do exercício poderá ser usada para estimar a captação de oxigênio, e assim, computar o dispêndio de energia durante várias formas de atividades físicas (McArdle et al, 1998). Desta forma o freqüêncímetro é utilizado para monitorar a freqüência cardíaca, com base em cálculos da predição do gasto energético. Cálculos estes, realizados por um profissional de educação física, com base em equações matemáticas elaboradas por vários estudiosos da área.
Existem alguns fatores que interferem na mensuração da freqüência cardíaca de repouso e submáxima e devem ser levados em consideração no momento do exercício: a posição corporal, a alimentação, o estado de tensão emocional, o fumo, drogas e o consumo de bebidas alcoólicas, condições ambientais, tipo de exercício, nível de hidratação, etc (é importante ressaltar que a freqüência cardíaca máxima não é afetada por nenhum desses fatores).
Porque usar um freqüêncímetro
Com isso, conclui-se que o freqüêncímetro é um aparelho de fundamental importância para a manutenção da saúde e segurança do individuo que pratica atividades físicas (principalmente aeróbias), especialmente aqueles que apresentam distúrbios influenciados pelas alterações da freqüência cardíaca, ou para os indivíduos que desejam atingir um ótimo resultado no treinamento com o intuito de aumentar o VO2máx, ou diminuir o peso corporal e percentual de gordura.
Bianca Ferrari, Camila, Lílian, Lindyele, Tatiele e Thayla
3º D
Nenhum comentário:
Postar um comentário