Origem
A origem do futebol dilui-se na própria história do homem; a bola ou algo muito semelhante,surge em inúmeras actividades e em muitos jogos praticados pelos nossos antepassados. O jogo “ta-jiu” era praticado pelos chineses no século xxv a.c.
O futebol como hoje o conhecemos, surgiu na ingleterra, em meados do século xix; em 1863 foram criados as primeiras regas oficias em portugal o futebol terá sido jogado pela primeira vez em 1888.
O futsal é sem duvida o esporte mas jogado no mundo.
No Uruguai foi possivelmente a cidades quem viu nascer o futsal nos anos 30 do século xx terá sido Juan Carlos que criou uma versão da futsal com 5 jogadores a que chamou de ‘indoor-foot-ball.”
As equipes, tal como no futebol, têm como objetivo colocar a bola na meta adversária, definida por dois postes verticais limitados pela altura por uma trave horizontal. Quando tal objetivo é alcançado, diz-se que um gol foi marcado, e um ponto é adicionado à equipe que o atingiu. O goleiro, último jogador responsável por evitar o gol, é o único autorizado a segurar a bola com as mãos. A partida é ganha pela equipe que marcar o maior número de gols em 40 minutos divididos em dois tempos.
Devido às proporções da área de jogo, o menor número de jogadores e a facilidade em que se pode jogar uma partida, o futsal já é considerado por muitos como o esporte mais praticado do Brasil, superando o futebol que ainda assim é o mais popular[1].
A rigor, existem duas modalidades do esporte, sendo uma delas a mais antiga, estabelecida quando a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA) regulamentava a prática do esporte e por isso conhecida como futebol de salão-FIFUSA e a outra, estabelecida sob a regulamentação da FIFA, conhecida como futsal (embora esse termo atualmente denomine indistintamente a prática do esporte nas duas versões). As diferenças limitam-se a algumas poucas regras, mas que acabam influenciando sensivelmente a dinâmica e a plástica do jogo.
Regras
Regra 1 - Quadra de Jogo
Regra 2 - A Bola
Regra 3 - Número e Substituições de Atletas
Regra 4 - Equipamentos dos Atletas
Regra 5 - Árbitro Principal
Regra 6 - Árbitro Auxiliar
Regra 7 - Cronometrista e Anotador
Regra 8 - Duração da Partida
Regra 9 - Bola de Saída
Regra 10 - Bola em Jogo e Fora de Jogo
Regra 11 - Contagem de Tentos
Regra 12 - Faltas e Incorreções
Regra 13 - Tiros livres
Regra 14 - Faltas Acumulativas
Regra 15 - Penalidade máximo
Regra 16 - Arremesso Lateral
Regra 17 - Arremesso de Meta
Regra 18 - Arremesso de Canto
Um jogador deve ser advertido (com cartão amarelo ) quando cometa uma das sete faltas seguintes:
.Comportamento anti desportivo
Desacordo por palavras ou por alto:
Persistência as leis do jogo;
Retarde o recomeço do jogo;
As principais qualidades de um arbitro são;
- Aparência física e a sua apresentação em campo
- A honestidade e neutralidade dos seus julgamentos
-A coerência e a consistência dos seus julgamentos]
-A firmeza e coragem das suas decisões
-A confiança e serenidade no relacionamento com os outros intervenientes
-A modéstia nos seus comportamento.
Cronômetro
A sua missão consiste em controlar o tempo de jogo para que este tenha a duração estimulante na lei 8. para isso deve.
Controlar os 2 minutos de castigo no caso de expulsão de um jogador
Contabilizar os tempo morto que permanecem a cada equipe
A duração da partida e do período de 20 minutos cada um, tendo um intervalo de quinze minutos.
Encontro empatado, não haverá tempo morto................................................
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