Origem:
Assim como o tênis de campo e o Badminton, o tênis de mesa teve origem a partir do jogo de tênis. Todos nasceram e evoluíram na Inglaterra durante a Segunda metade do Século XIX.
As primeiras lembranças registradas do Tênis de Mesa revelam um jogo rude iniciado por estudantes universitários com livros dispostos no lugar de uma rede , e por militares que o praticavam com equipamentos improvisados no país e no exterior.
História:
A popularidade do tênis de mesa cresceu em 1901 quando torneios foram organizados, livros foram escritos e um Mundial não oficial ocorreu em 1902. Em 1921, foi criada uma Associação de Tênis de Mesa e, logo em seguida, a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) em 1926. Londres sediou o primeiro Mundial em 1927. Mas só em 1988, em Seul o esporte se tornou Olímpico.
No fim de 2000, as antigas bolas de
Regras oficias:
A PARTIDA
1 - Constitui-se de sets de 11 (onze) pontos. Pode ser jogada em qualquer número de sets ímpares (um, três, cinco, sete, nove...). No caso de empate em 10 pontos, o vencedor será o que fizer 2 pontos consecutivos primeiro.
2 - O atleta que atua o 1º set num lado é obrigado a atuar no lado contrário no set seguinte.
3 - Na partida quando houver "negra" (
O SAQUE
1 - A bola deve ser lançada para cima , da palma da mão livre na vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor.
2 - O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou numa extensão imaginária desta.
3 - Cada atleta tem direito a 2 (dois) saques, mudando sempre quando a soma dos pontos seja 2 (dois) ou seus múltiplos.
Ex.:
4 - Com o placar 10-
5 - O direito de sacar ou receber primeiro ou escolher o lado deve ser decidido por sorteio (ficha de duas cores), sendo que o atleta que começou a sacar no 1º set começará recebendo no 2º set e assim sucessivamente.
6 - O sacador deverá sacar e retirar o braço da mão livre da frente da bola de modo que nada esteja entre a bola e o adversário a não ser a rede e suportes.
UM PONTO
Um atleta perde um ponto quando:
1 - Errar o saque.
2 - Errar a resposta.
3 - Tocar na bola duas vezes consecutivas.
4 - A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas.
5 - Bater com o lado de madeira da raquete.
6 - Movimentar a mesa de jogo.
7 - Ele ou a raquete tocar a rede ou seus suportes.
8 - Sua mão livre (que não está segurando a raquete) tocar a superfície da mesa durante a seqüência.
Técnicas e Táticas
O jogo é mais importante do que a técnica ( estratégia );
- A parte mental 60% jogo seguido de parte física e depois técnica / táctica;
- O atleta necessita dominar todos os golpes ( velocidade, direção, precisão, efeito, controle);
-Quanto maior nível do atleta maior a confiança para arriscar jogadas;
- No treino ter atenção em si mesmo é contrário ao jogo;
-Não jogue contra o nome e sim contra o adversário;
Campeonatos
O Campeonato Mundial de Tênis de Mesa é um evento organizado pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), órgão máximo da modalidade, e disputado pela primeira vez em Londres no ano de 1926. A segunda edição do mundial ocorreu em 1928 e a partir de então foi organizada anualmente até 1957 quando foi decidido que seria realizado apenas em anos ímpares, sendo que os anos pares seriam para osCampeonatos Europeus.[1] São disputados eventos individuais, de duplas e por equipes. No Mundial de Eindhoven 1999 ocorreu a primeira edição sem a competição por equipes, que foi realizada separadamente no ano 2000 em Kuala Lumpur. Em 2001 ocorreu pela última vez um Mundial com os eventos por equipes junto com os evento individuais e de duplas. Desde então, realizam-se as edições somente por equipes nos anos pares e as competições individuais juntamente com as de duplas somente nos anos ímpares
Principais Jogadores
Os principais jogadores Brasileiros são de origem Paulista, sendo eles:
Ubiracy Rodrigues da Costa (Biriba)
Outro campeão foi Cláudio Mitsuhiro Kano
Destaque também para Hugo Hoyama
Nenhum comentário:
Postar um comentário