História
l Em Mato Grosso, a expressão musical rasqueado cuiabano ou dança popular mato-grossense, traz no seu processo histórico toda uma saga, que começou após o fim da Guerra da Tríplice Aliança (Guerra do Paraguai), quando os prisioneiros e refugiados da Retomada de Corumbá ficaram confinados à margem direita do Rio Cuiabá, atualmente cidade de Várzea Grande.
Logo após o final do conflito, estes prisioneiros não voltaram para seu país de origem, aqui permanecendo e espalhando-se ao longo do rio, miscigenando-se e interando-se à vida dos ribeirinhos.
Essa integração resultou em várias influências; costumes, linguajar e principalmente danças folclóricas: a polca paraguaia e o siriri mato-grossense. A primeira, pulsante e larga, modulada no compasso ternário-composto, a segunda, saltitante, com percussão forte (de origem negra-bantu) modulada no compasso dois por quatro. A fusão dessas duas danças resultou numa terceira, o pré-rasqueado
Instrumentos:
Adufe ou adufo
Mochos ou Matracas
Ganzá ou cracachá
Viola de Cocho
Origem:
O rasqueado surgiu de uma mistura do cururu com siriri, que mais tarde sofreu influência da polca paraguaia, com a invasão do Brasil pelo Paraguai. Costumo classificar o rasqueado em dois seguimentos: o seguimento original, que não tem a influência da marcação três por quatro, característica da polca; e o rasqueado com influência da polca paraguaia com marcação dois por quatro.
O termo "rasquear la guitarra" é expressão ibérica, de origem árabe-cigana (sul da Península Ibérica).
Ritmo:
O ritmo folclórico do rasqueado e sua respectiva dança, também marcantes em cidades e regiões ribeirinhas da Bacia do rio Paraguai como Cáceres, Barra do Bugres e Corumbá (hoje no Mato Grosso do Sul) , ainda muito presentes na cultura popular ribeirinha cuiabana, receberam influência da polca paraguaia , quando prisioneiros paraguaios ficaram confinados na margem direita do rio Cuiabá, hoje município de Várzea Grande, durante a Guerra do Paraguai , e do siriri mato-grossense. Desse contato dos refugiados com a população ribeirinha e da mistura do violão paraguaio com a viola-de-cocho surgiria o rasqueado.
Evolução:
O Rasqueado antigamente, era executado na viola de cocho, tendo semelhança, assim, com o siriri e o cururu, enquanto música.
Atualmente, apresenta outras características, utilizando-se amplificadores e instrumentos modernos de sopro. A dança é executada aos pares que, abraçados, "bailam" pelo terreiro ou salão de festas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário