• Origem, Historia e Evolução.
• A música Sertaneja surgiu ainda na década de 10.
O pioneiro desse movimento foi o jornalista e escritor Cornélio Pires que costumava trazer para os grandes centros os costumes dos caipiras. Desde encenações teatrais à cantores de estilos como o Catira e outros. No início da década de 20 uma instituição liderada por Mario de Andrade promoveu uma semana para divulgação da arte brasileira, onde pela primeira vez foi montado um grupo intitulado de sertanejo, com instrumentos simples como a viola caipira, misturando alguns ritmos como o Catira, Moda de Viola, Lundu, Cururu, etc.
• O primeiro registro de um grupo de música Sertaneja foi datado de 1924 (A Turma Caipira de Cornélio Pires), formada por violeiros como Caçula e Sorocabinha, e alguns outros tão importantes da época. o primeiro registro fonográfico do estilo, deu-se em 1929 quando Cornélio Pires desacreditado pela gravadora Columbia resolveu bancar do seu próprio bolso a gravação e edição do primeiro álbum, que em poucos dias de lançamento esgotou-se nas lojas.
• Já com inúmeros adeptos e crescendo a cada ano mais e mais, no final da década de 20 começaram a surgir as primeiras duplas como Mariano e Caçula, Zico e Ferrinho, Sorocabinha e Mandy, na maioria violeiros das turmas do Cornélio e da Victor. E muitas outras duplas formaram-se, algumas trazendo a tristeza do sertanejo no peito, outras mostrando o lado alegre do caipira.
No ano de 1939 a dupla Raul Torres e Serrinha inovaram introduzindo à música sertaneja o Violão, depois disso inovaram novamente criando o primeiro programa de rádio dedicado a música sertaneja, transmitido pela Record com a participação de José Rielli, o programa chamava-se Três Batutas do Sertão.
• O movimento Sertanejo que até então era dado apenas no eixo São Paulo – Minas Gerais, foi tomando conta do resto do pais. Hoje em dia para qualquer lado que se olhe existe um representante da música sertaneja, que deixou de ser um tributo aos sentimentos do homem do campo para se tornar sinônimo de cifras e grande espetáculos, onde a última coisa que se ouve é o dedilhar de uma viola tocada pelas mãos calejadas da enxada e o puro sentimento ingênuo dos homens e mulheres dessas regiões.
• Atualmente, o sertanejo universitário é o mais conhecido, e faz a cabeça principalmente dos jovens. Algumas das principais duplas são: Cesar Menotti e Fabiano, João Bosco e Vinicius, Victor e Léo, Jorge e Mateus, entre outros.
• Ritmo, Instrumentos,Significado e Roupas.
• O ritmo da musica sertaneja raiz geralmente é lenta ao som de violas, algumas vezes violões e apenas a voz dos cantores. Já o sertanejo universitário, é bastante animado e não conta apenas com voz e violão, a maioria das duplas já tem banda e etc. Os instrumentos mais usados são : Viola, Violão, Gaita e Acordeão. A palavra sertanejo significa: Relativo ao sertão. Próprio de sertão. Que vive no sertão. Rude, caipira. Homem sertanejo.
• Diferente de muitos outros, o estilo sertanejo segue exatamente o estilo de vida de seus adeptos. Por isso, é um estilo absolutamente regional e especifico. Acompanhado das músicas, o sertanejo é completamente confortável e adequado às atividades diárias (que normalmente são na fazenda).A moda sertaneja reserva chapéus, botas, muito jeans e estampas como xadrez, listras e tecidos finos. Para o frio, muito couro em jaquetas, cintos, calças e até mesmo em saias para mulheres.
• Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino
• Matéria: Educação Fisica
• Professora: Dalva
• Alunos:Alexandre Segrillo, Carolyna Ananias, David Groff, Gabrieli Kohnlein, Gustavo de Oliveira, Rebeka Cavalcanti, Taisson Silva, Thailiny Vitória e Thayna Marques
• Série: 1º ano C
Nenhum comentário:
Postar um comentário