quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Tango 1º F

Origem

O tango argentino, ou rio-platense, começou a ultrapassar fronteiras já no início do século XX , quando marinheiros franceses levaram ao seu país natal o tango do uruguaio Enrique Saborido La morocha,isso por volta de 1907; Aliás, Paris se apaixonou pelo tango, uma dança exótica e sensual para os parisienses, que levou muitos artistas argentinos e uruguaios viajasse e até se radicassem na capital francesa. Os pesquisadores do gênero identificam duas fases de ouro do tango, há primeiros nos anos 20 , quando várias figuras do ambiente artístico de Buenos Aires e Montevidéu ,canalizassem seus esforços no fomento da música popular rio-platense, e em especial do tango. Nos anos 20, alguns cantores, venderam muitos discos na florescente indústria discográfica argentina e difundiram o tango para fora da Argentina. Os anos 40 marcam a segunda época de ouro do tango , quando novos valores do tango como Aníbal Troilo , Astor Piazzolla, Armando Pontier se juntam a nomes consagrados como Francisco Canário e Carlos de Sali, isso sem contar o fenômeno de popularidade que foi a típica de Juan D Arieno C. O Tango foi considerado um Patrimonio Cultural da Humanidade da UNESCO em 30 de setembro de 2009, em Dubai. Existiu também o tango brasileiro muito em voga no início do século XX no Rio de Janeiro. Muitos dizem que ele nada mais era que uma denominação do maxixe, devido ao fato de este ter sido proibido. Daí editarem as canções com o gênero descrito por "tango brasileiro". Outros contestam essa história dizendo que há diferença entre o tango brasileiro e o maxixe e esta se daria pela presença de uma pausa na primeira semicolcheia do primeiro tempo, que o tango não possuiria.

Originariamente, o tango nasce no final do século XIX de uma mistura de vários ritmos provenientes dos subúrbios de Buenos Aires. Esteve associado desde o princípio com bordéis e cabarés, âmbito de contenção da população imigrante massivamente masculina. Devido a que só as prostitutas aceitariam esse baile, em seus começos era comum que o tango fosse dançado por um casal de homens. Mas o tango como dança não se limitou às zonas baixas ou a seus ambientes próximos. Estendeu-se também aos bairros proletários e passou a ser aceito "nas melhores famílias", principalmente depois que a dança teve sucesso na Europa. A melodia provinha de flauta, violino e violão, sendo que a flauta foi posteriormente substituída pelo "bandoneón" (espécie de sanfona). Os imigrantes acrescentaram ainda todo o seu ar nostálgico e melancólico e desse modo o tango foi se desenvolvendo e adquirindo um sabor único.

Carlos Gardel foi o inventor do tango-canção. Falecido em 1935 aos 45 anos de um acidente aéreo, ele foi o grande divulgador do tango no exterior. Nos anos 60, porém, o gênero foi ignorado fora da Argentina. Ressurgiu renovado por Astor Piazzolla, quem lhe deu uma nova perspectiva, rompendo com os esquemas do tango clássico. Hoje em dia o tango vive não como o fenômeno de massas que o engendrou, mas sem nenhuma dúvida como elemento identificatório da alma portenha e em permanentes evocações espalhadas por todo Buenos Aires.

História
Surgido como criação anônima dos bairros pobres e marginais de Buenos Aires, o tango argentino tradicional tornou-se mundialmente famoso na voz de Carlos Gardel e, adaptado a uma estética moderna, com as composições instrumentais de Astor Piazzolla.
Tango é uma música de dança popular que nasceu em Buenos Aires, capital da Argentina, no final do século XIX. Evoluiu a partir do candomblé africano, do qual herdou o ritmo; da Milonga, que inspirou-lhe a coreografia; e da Habanera, cuja linha melódica assimilou. Chamado pelos argentinos de "música urbana", tem a peculiaridade de apresentar letras na gíria típica de Buenos Aires, o lunfardo.

O primeiro cantor profissional de tango, também compositor, foi Arturo de Nava. A partir da década de 1920, tanto a música como a letra assumiram tom acentuadamente melancólico, tendo como principais temas os tropeços da vida e os desenganos amorosos. A temática é freqüentemente ligada à vida boêmia, com menção ao vinho, aos amores proibidos e às corridas de cavalos. As orquestras compunham-se inicialmente de bandolim, bandurra e violões. Com a incorporação do acordeão, a que seguiram a flauta e o bandoneom, o tango assumiu sua expressão definitiva.
Dos subúrbios chegou ao centro de Buenos Aires, por volta de 1900. As primeiras composições assinadas surgiram na década de 1910, no período conhecido como da Guardia Vieja (Velha Guarda). Os primeiros Tangos, ainda próximos à Milonga, eram animados e alegresA partir daí, conquistou grande popularidade na Europa, com o impulso da indústria fonográfica americana. Os tradicionalistas incriminam a predominância da letra, a partir da década de 1920, como responsável pela adulteração do caráter original do tango. A voz do cantor modificou o ritmo, que já não comportava o mesmo modo de dançar. As figuras mais importantes da Guardia Nueva (Nova Guarda) foram o cantor Carlos Gardel -- cuja voz e personalidade, aliadas à morte trágica num acidente de avião, ajudaram a transformar em mito argentino - e o compositor Enrique Santos Discípolo. Ao mesmo tempo, compositores europeus, como Stravinsky e Milhaud, utilizavam elementos do tango em suas obras sinfônicas.
Embora continuasse a ser ouvido e cultuado na Argentina conforme a feição que lhe foi dada por Gardel, o tango começou a sofrer tentativas de renovação. Entre os representantes dessa tendência, figuram Mariano Mores e Aníbal Troilo e, sobretudo, Astor Piazzolla, que rompeu decididamente com os moldes clássicos do tango, dando-lhe tratamentos harmônicos e rítmicos modernos.

O Tango -- como o Samba, no Brasil -- tornou-se símbolo nacional com forte apelo turístico. Casas de tango e o culto aos nomes famosos de Gardel e Juan de Dios Filiberto perpetuam o gênero. Ao contrário do samba, no entanto, a criação artística do tango sofreu forte declínio a partir da década de 1950.
Dança. Por sua forte sensualidade, o tango foi, a princípio, considerado impróprio a ambientes familiares. O ritmo herdou algumas características de outras danças de casais, como as corridas e quebradas da habanera, mas aproximou mais o par e acrescentou grande variedade de passos. Os dançarinos mais exímios compraziam-se em combiná-los e inventar outros, numa demonstração de criatividade. Fora dos ambientes populares e dos prostíbulos, onde imperava nos subúrbios, o tango perdeu um pouco da lendária habilidade dos bailarinos. Admitido nos salões, abdicou das coreografias mais extravagantes e evitou posturas sugestivas de uma intimidade considerada indecente, numa adaptação ao novo ambiente.

Caracteristicas

O tango é um tipo musical e uma dança a par. Tem forma musical binária e compasso de dois por quatro. A coreografia é complexa e as habilidades dos bailarinos são celebradas pelos aficionados. Segundo Discípulo"o tango é um pensamento triste que se pode dançar".
O Tango mescla o drama, a paixão, a sexualidade, a agressividade, é sempre e totalmente triste. Como dança é "duro", masculino, sem meneios femininos, a mulher é sempre submissa. O ritmo é sincopado, tem um compasso binário. A síncope é de uma nota tocada no tempo fraco que se prolonga até um tempo forte, o que movimenta a música e desloca acentuação do ritmo.

Estilos

O Canyengue é provavelmente o estilo mais antigo de Tango Argentino. Existe desde cerca de 1930 e algumas das características deste estilo são:
Postura fechada e ligeira posição em forma de “V”
Joelhos flectidos
A “Cruz” não é utilizada
Passos curtos seguindo o ritmo “staccato” (típico em músicos antigos como Francisco Lomuto, Roberto Firpo, Francisco Canaro)
As bailarinas usam vestidos justos e longos.

O Orillero é outro dos velhos estilos. A sua origem está nas ruas dos bairros operários. Este estilo não foi aceite nos salões de Tango daquele tempo. Devido aos seus passos complicados, o Orillero era dançado numa posição fechada. A música de Juan D`Arienzo e de Rodolfo Biagio era ideal para este estilo.

O Milonguero é um estilo caracterizado pela postura apilado. Nesta posição, a parte superior do corpo está em constante contacto, o equilibrio é partilhado, a posição não varia quer se realizem ochos ou giros. Uma das muitas orquestras que tocam música deste estilo é a orquestra de Carlos Di Sarli. Uma figura típica da Milonga é o ocho cortado.

Tango de Salão caracteriza-se por:
Posição ligeiramente aberta.
Os dançarinos ficam centrados na parte direita do seu par
A posição abre-se quando se fazem voltas, permitindo assim mais espaço, assim como pivots que que requerem mais espaço na parte superior do corpo
É dançado na linha de baile (ronda).

O Nuevo Tango, caracteriza-se por:
Posição aberta e elástica
Cada bailarino mantêm o seu próprio equilibrio (eixo)
Realizam-se mudanças de direcção interessantes quando se realizam as voltas
Novas solucões para o ocho
A Fantasia (Show Tango) é um Tango cénico. Dança-se com uma posição aberta e movimentos fortes, e com muita frequência se incluem movimentos de outros estilos de Tango.

Hoje em dia é possível até encontrar estilos como tango rock e electrotango, ou tango eletrônico (o electrotango pode ser conferido nos trabalhos dos grupos Bajofondo e Gotan Project).

Trabalho sobre o Tango


Alunos: Ady , Gisele, Michelle e Susan.
Turma do 1º F
Profª: Dalva

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